Agosto Laranja

A CAIC apoia o #AgostoLaranja

‘Agosto laranja’ mês de Conscientização da Esclerose Múltipla e da pessoa com deficiência.

Data é celebrada no dia 30 de agosto e contará com diversas atrações para ampliar informações sobre a doença

Chegou o ‘Agosto Laranja’ mês de conscientização da Esclerose Múltipla. Doença neurológica, crônica e autoimune, ela ataca o sistema nervoso central. A EM não tem cura e atinge 2.5 milhões de jovens e adultos no mundo inteiro. Para falar sobre diagnósticos, tratamentos e sobre como conviver com a doença, a Amigos Múltiplos Esclerose (AME) promoverá diversas ações durante o mês.

Os eventos contarão com caminhadas, palestras e ações em parques. Entre as atrações, está a terceira edição do Pedale por uma Causa, que será realizado em 8 cidades, no dia 27 de agosto: ABC (Santo André), Alfenas (MG), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Pirassununga (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A ideia da ação é unir pacientes de Esclerose Múltipla, com ou sem mobilidade reduzida, e a população para alertar sobre a necessidade de repensar a inclusão e a acessibilidade como algo fundamental, além de diminuir preconceitos sobre a doença e aumentar o conhecimento sobre seus sinais e sintomas.


Agosto Laranja 2017

Os participantes também podem ser embaixadores da causa, compartilhando fotos nas redes sociais com a hashtag #AgostoLaranja e divulgando a programação em suas respectivas cidades.

Confira a agenda completa no site: https://agostolaranja.org.br/

Sobre a Esclerose Múltilpla

A Esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica. Por motivos genéticos ou ambientais, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso. A característica mais importante da EM é a imprevisibilidade dos surtos. Em geral, a doença acomete pessoas jovens, entre 20 e 30 anos, e provoca dificuldades motoras e sensitivas. Não se conhecem ainda as causas da doença. O diagnóstico é basicamente clínico, complementado por exames de imagem, por exemplo, a ressonância magnética.

Para mais informações: http://amigosmultiplos.org.br/

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=239039

Pessoas com deficiências, e o Agosto Laranja

A campanha Agosto Laranja foi instituída por meio da Lei 5327/2016, de iniciativa da ex-vereadora jovem Jussara Bernardo, aluna da APAE de Indaial. O objetivo do Agosto Laranja, conforme explicou, é chamar a atenção da população sobre a importância e a conscientização prevenção e mobilidade das pessoas com deficiências.

http://www.timbonet.com.br/acoes-de-conscientizacao-e-prevencao-as-deficiencias-marcam-o-agosto-laranja-em-indaial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *