Recrutamento e Seleção

Agilidade, confiança e segurança da melhor contratação.

A busca por profissionais qualificados no mercado de trabalho é árdua, exaustiva e, muitas vezes, leva a contratações incertas e inevitavelmente inadequadas.

Para auxiliá-lo nessa busca, a CAIC coloca à disposição de sua empresa o serviço de Recrutamento e Seleção de pessoal, a fim de apontar-lhes profissionais aptos que atendam às suas expectativas.

A CAIC oferece os serviços de análise de propostas de empregos, avaliações psicológicas, testes teóricos e práticos de qualificação, entrevistas, conferência de documentações, cadastramento de candidatos bem qualificados para contratação futura, enfim, todas as etapas necessárias para a avaliação de pessoal.

Instrumentos para Avaliação de Candidatos

A avaliação possui duas fases: psicológica e comportamental. Com a finalidade de complementar o processo de Recrutamento e Seleção de sua empresa, que podem ser realizados in loco ou nas instalações da CAIC:

  • Testes Psicológicos
      Instrumentos que auxiliam na avaliação da estrutura da personalidade da pessoa, ou seja, as funções cognitivas, afeto, dinamismo psíquico, nível de estresse, coesão e coerência de idéias, entre outros.
  • Entrevista Pessoal
      Personalizada ao perfil de sua empresa, possibilita melhor comparação do perfil do candidato com o perfil da vaga.
  • Dinâmica de grupo
      Objetivando a análise de comportamento em equipe, a dinâmica de grupo é utilizada para acompanhar a reação dos candidatos diante de um grupo de pessoas, observando:
  1. Comportamento de cada pessoa no grupo;
  2. Comportamento diante do público;
  3. Comportamento do grupo em relação a cada pessoa;
  4. Forma de comunicação;
  5. Nível de conhecimentos gerais;
  6. Nível de iniciativa;
  7. Capacidade de improvisação sob pressão;
  8. Nível de frustração (se o candidato aceita bem o fato de não ter sua ideia levada em conta);
  9. Capacidade de liderança;
  10. Processo de pensamento;

Algumas técnicas de dinâmica de grupo utilizadas pela CAIC:

  • Técnica situacional ou psicodrama: o grupo recebe um tema e deve vivenciar uma situação próxima da realidade. Cada um dos integrantes interpreta um papel. Um exemplo: o grupo deve simular uma negociação entre clientes e fornecedores. Desta forma, o avaliador perceberá as aptidões de cada um nesta situação. O objetivo é checar capacidade de compreensão, de liderança, síntese, habilidade analítica, aceitação do que foi exposto pelo grupo oponente, poder de negociação, coesão do grupo e maturidade.
  • Técnica de realização ou psicomotricidade: O selecionador fornece vários tipos de materiais (papel, tesoura, tinta, fita, barbante, fita adesiva, etc.) e pede que o grupo desenvolva um projeto com isto. Desta forma, quantifica-se a criatividade, desenvoltura, comportamento em relação ao grupo, dinamismo, clareza e coesão de ideias, visão, sintonia, e o principal, a maneira que cada integrante contribui para a realização do projeto.

A CAIC cria métodos customizados ao perfil de cada empresa ou departamento, adaptando à sua realidade e ao que precisa encontrar no profissional: pode simular técnicas de vendas, promover competições entre dois grupos, etc.

Para solicitar maiores informações clique aqui